Perfil Profissional

Ilca Verneque

CRP: 41896-MG

O CRP (Conselho Regional de Psicologia) com registro nº 04/41896 atesta que eu sou uma profissional legalmente habilitada para exercer a psicologia.

Especializações e Abordagens:

Foco no estudo, diagnóstico, avaliação e tratamento dos aspectos psicológicos relacionados à sexualidade, como disfunções sexuais, questões de identidade de gênero e orientação sexual, e dificuldades no relacionamento amoroso.

É uma abordagem de psicoterapia estruturada e focada no presente. Nesta abordagem trabalho na identificação e modificação de padrões de pensamentos (crenças) e comportamentos disfuncionais que causam sofrimento. É uma das abordagens mais validadas cientificamente para uma variedade de transtornos.

Dedico-me à relação entre o cérebro e o comportamento. Envolve a avaliação e a reabilitação de funções cognitivas (como memória, atenção, linguagem e funções executivas) em casos de lesões cerebrais, demências, TDAH, entre outros.

Atuo na compreensão dos processos de aprendizagem e das dificuldades associadas a eles, como dislexia, discalculia ou problemas de rendimento escolar. Embora seja uma área com identidade própria, esse conhecimento psicopedagógico é um grande diferencial para mim que sou psicóloga que atende adolescentes ou mesmo adultos com queixas de aprendizado.

Com esse conhecimento, estudo a interação entre fatores psicológicos (como estresse, ansiedade e emoções reprimidas) e o surgimento ou agravamento de doenças físicas (como hipertensão, dermatites e problemas gastrointestinais).

Aplico um conjunto de técnicas de atenção plena e meditação que são integradas à psicoterapia para ajudar no gerenciamento do estresse, regulação emocional e desenvolvimento de uma maior consciência do momento presente.

Essa técnica psicoterapêutica desenvolvida por Eugene Gendlin, ensina o cliente a acessar uma sensação corporal sutil (a “sensação sentida”) relacionada a um problema, permitindo que novos significados e insights surjam a partir dela.

É uma tecnologia específica onde eu utilizo sensores para monitorar e fornecer feedback em tempo real sobre parâmetros fisiológicos, como frequência cardíaca e variabilidade da frequência cardíaca (VFC). O objetivo é ensinar o cliente a autorregular suas respostas emocionais e fisiológicas ao estresse e à ansiedade.

É um método terapêutico novíssimo e avançado que funciona como uma ferramenta para acessar, processar e liberar experiências e traumas neuropsicológicos profundos que estão fora do alcance do córtex cognitivo e da linguagem verbal. Baseia-se na premissa de que a “posição do olhar” (o brainspot) está ligada a redes neurais que guardam memórias traumáticas ou emocionalmente carregadas.

ilca
Rolar para cima